terça-feira, 11 de setembro de 2007

Carros blindados


Foi durante a 1ª Guerra Mundial - caracterizada pela “guerra de posição” (surgida graças à efetividade alcançada pelo fuzil de repetição, pela metralhadora e pela artilharia, aliados à combinação dos obstáculos nas posições fortificadas) - que praticamente nasceu a necessidade de estabelecer a mobilidade no campo de batalha.
Porém, essa mobilidade só seria alcançada se fosse vencida a defesa inimiga em seu conjunto (fuzileiro, projétil, obstáculos e terreno). Era necessário,, então, dispor-se de um meio de combate blindado à prova de projetis, com capacidade de se deslocar fora dos “caminhos” e sobre o campo de batalha,, dispondo ainda de um adequado poder de fogo.
Em conseqüência, cada país participante concentrou seus esforços na pesquisa e desenvolvimento de tal engenho. O resultado foi o primeiro “carro de combate”, empregado pela primeira vez em 15 de setembro de 1916, na batalha de SOMME, pelos ingleses, com a denominação de “tank”, que persiste até hoje.

Na 1ª Guerra Mundial os carros, apesar de ainda em fase embrionária, foram largamente empregados em batalhas (CAMBRAI, em novembro de 1917 e AMIENS, em agosto de 1918) nas quais participaram cerca de 400 a 600 carros de combate, com resultados altamente satisfatórios.

Um comentário:

ondinesabella disse...

JAMUNQUE Casino, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa
JAMUNQUE Casino, Spa, 전라북도 출장샵 Spa, Spa, Spa, Spa, 여주 출장샵 Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, 대전광역 출장안마 Spa, Spa, 세종특별자치 출장안마 Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, Spa, 사천 출장마사지 Spa, Spa, Spa, Spa, Spa