terça-feira, 11 de setembro de 2007

PRIMEIRA GURRA MUNDIAL !!!

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De cima para baixo e da esquerda para a direita: Trincheiras na Frente Ocidental; o avião bi-planador Sopwith Camel; um tanque britânico Mark I cruzando uma trincheira; uma metralhadora automática comandada por um soldado com uma máscara de gás; o afundamento do navio de guerra Real HMS Irresistible após bater numa mina.

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REVISTA MENSAL FIST WAR!


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1)ENGENHARIA MILITAR :

Trincheira é um canal estreito e longo, escavado no solo, com a finalidade de proteger os soldados dos ataques de seus inimigos.Apesar de designar qualquer tipo de escavação linear, este termo está associado ao seu uso militar. Apesar do uso da trincheira no meio militar ser antiga, foi com o advento da metralhadora na Primeira Guerra Mundial, que se praticou, pela primeira vez, uma guerra de trincheiras.
Na
Engenharia Militar a trincheira é uma fortificação de campanha, utilizada para protecção pessoal. Geralmente tem uma profundidade suficiente para ocultar completamente um homem de pé, abrigando-o do fogo inimigo. A trincheira é, essencialmente, um meio defensivo, cuja utilidade em si reside na deslocação de tropas de forma dissimulada, possibilitando o seu posicionamento de forma a poder fazer fogo de uma posição protegida.
A abertura de trincheiras é feita a força braçal, estando condicionada pelas condições do terreno. Caso o terreno não permita escavação podem ser levantadas
barricadas com sacos de areia ou outro tipo de obstáculo artificial. Geralmente as trincheiras não são abertas em linha recta. Desta forma um soldado numa trincheira nunca vê mais de 10 metros. Assim, no caso de invasão num dado ponto por uma força inimiga, esta não possa "fazer tiro" no enfiamento. Da mesma forma, caso seja atingida por uma granada os seus estilhaços terão menor alcance, minimizando os danos.
Geralmente a abertura de trincheiras está associada a outras fortificações defensivas como
abrigos subterrâneos ou casamatas
























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2) MATERIAL BÉLICO:
A) METRALHADORA:
Metralhadora é o nome que se dá à arma de fogo automática que em pouco tempo dispara numerosos projeteis de calibre inferior a 20 mm, análogos aos dos fuzis e demais armas portáteis.
A cadência estimada de tiro de uma
arma automática, pode variar de 350 a 600 TPM (Tiros por minuto).Aperfeiçoadas no final do século XIX, e principalmente depois da Primeira Guerra Mundial, as metralhadoras foram dotadas de grande precisão até 2.000 metros e armam a infantaria, os carros blindados e os aviões. Na primeira guerra mundial a França pensava que as metralhadoras não fariam diferença alguma na guerra, tal o número de soldados que possuía; assim, os franceses atacaram os alemães e logo recuaram com milhares de mortos e o dobro de feridos, sendo que ao longo dos anos as metralhadoras foram se aperfeiçoando e tornando-se ainda mais mortais.
A metralhadora mais famosa do mundo, é a
MG42 usado pelo exército alemão durante a segunda guerra mundial. Para cada pessoa que um morteiro matou na segunda guerra, a MG42 foi responsável por outras
















B) MINA NAVAL:
A mina naval é um artefato explosivo, em geral estacionário, que é ativado ao toque de uma pessoa, veículo ou embarcação.
Basicamente a mina é uma carga explosiva e um
detonador, este produz a inflamação da carga explosiva em função do disparo recebido pelo mecanismo sensor de aproximação, de impacto ou pressão. As minas submarinas foram introduzidas na guerra em meados do século XIX. Feitas em aço forjado, moldado ou fundido, têm forma esférica ou ovalada. Em seu interior contêm ar suficiente para flutuar na água e explodem mediante a proximidade de navios ou submarinos.
As minas subaquáticas geralmente são instaladas por
lança-minas que consistem em navios especializados para lançá-las na água. Outra forma de instalá-las são aviões especiais.
Normalmente a mina é ancorada num lugar pré-determinado, ficando flutuando sob a superfície e na altura determinada por um cabo ou corrente. A profundidade da mina é dada pelo tamanho da
embarcação que se quer atingir.
A explosão da mina se dá no momento em que houver o contato ou aproximação do casco de uma embarcação. A disseminação das minas é determinada pelo baixo custo de produção e seu alto poder destrutivo.
Existem duas formas de utilização das minas:
Ofensiva- quando colocadas em locais por onde os navios inimigos costumam passar ou próximo a seus
ancoradouros.
Defensiva- são colocadas, em diversos níveis de profundidade, nas proximidades dos ancoradouros e instalações, para protegê-los tanto de navios quanto de submarinos inimigos.
Existem minas de sabotagem, aquelas que são instaladas por sabotadores ou unidades especiais que fixam os dispositivos nos cascos das embarcações para posterior explosão. Em geral, as minas submarinas convencionais possuem em média 225 Kg de explosivos.
Para detectar as minas, retirá-las ou destruí-las, existem embarcações e aviões especializados chamados de
caça-minas e draga-minas/navio varredor.






















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3) TECNOLOGIA:


A Primeira Guerra Mundial foi uma mistura de tecnologia do século XX com tácticas do século XIX.
Muitos dos combates durante a guerra envolveram a
guerra das trincheiras, onde milhares de soldados por vezes morriam só para ganhar um metro de terra. Muitas das batalhas mais sangrentas da história ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial. Tais batalhas incluiam Ypres, Vimy Ridge, Marne, Cambrai, Somme, Verdun, e de Gallipoli. A artilharia foi a responsável pelo maior número de baixas durante a guerra.
Neste conflito estiveram envolvidos cerca de 65 milhões de soldados e destacaram-se algumas figuras militares, como o estrategia da
Batalha de Marne, o general francês Joffre, o general Ferdinand Foch, também da mesma nacionalidade, que veio a assumir o controle das forças aliadas, o general alemão Von Klück, que esteve às portas de Paris, general britânico John French, comandante do Corpo Expedicionário Britânico e o comandante otomano Kemal Ataturk, vencedor na Batalha de Gallipoli contra a Inglaterra e o ANZAC (Austrália e Nova Zelândia).
A
guerra química e o bombardeamento aéreo foram utilizados pela primeira vez em massa na Primeira Guerra Mundial. Ambos tinham sido tornados ilegais após a Convenção Hague de 1907.
Os aviões foram utilizados pela primeira vez com
fins militares durante a Primeira Guerra Mundial. Inicialmente a sua utilização consistia principalmente em missões de reconhecimento, embora tenha depois se expandido para ataque ar-terra e atividades ar-ar, como caças. Foram desenvolvidos bombardeiros estratégicos principalmente pelos alemães e pelos britânicos, já tendo os alemães utilizado Zeppelins para bombardeamento aéreo.
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4) DESFECHO DA GUERRA :
A partir de 1917 a situação começou a alterar-se, quer com a entrada em cena de novos meios, como o carro de combate e a aviação militar, quer com a chegada ao teatro de operações europeu das forças norte-americanas ou a substituição de comandantes por outros com nova visão da guerra e das tácticas e estratégias mais adequadas; lançam-se, de um lado e de outro, grandes ofensivas, que causam profundas alterações no desenho da frente, acabando por colocar as tropas alemãs na defensiva e levando por fim à sua derrota. É verdade que a Alemanha adquire ainda algum fôlego quando a revolução estala no Império Russo e o governo bolchevista, chefiado por Lenin, prontamente assina a paz sem condições, assim anulando a frente leste, mas essa circunstância não será suficiente para evitar a derrocada. O armistício que põe fim à guerra é assinado a 11 de Novembro de 1918.
* Vitória da Tríplice Entente. Fim do Império Alemão, do Império Russo, do Império Turco-Otomano e Império Austro-Hungáro. Criação de novos países no Leste Europeu.
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